Jerusalém, o Sabat

Saímos 9h00 de Nazaré pelo ônibus 955 , Na avenida principal de Nazaré em frente ao McDonald’s.Que alívio sair De Nazaré.
O ônibus chegou 2h00 depois em Jerusalém. Era o dia do Sabat  - a guarda do sábado instituída pela Lei dada por Deus, por meio de Moiés,  para os judeus .Não trabalham, não comem nada que tenha fermento a partir do pôr do sol , neste dia começou às  19h00. Mas a portaria do hotel só funcionaria até as  13h00 . Nós chegamos às 11h00. Ficamos hospedados no bairro Mea Shearim,
 Rua de Mea Shearim 
Bairro judeu Ultra-ortodoxo. Este bairro foi formado antes mesmo do estado de Israel ser constituído. Arquitetura é diferente dos outros bairros judeus. As casas são coladas umas nas outras com objetivo de proteção. Hoje a maioria das casas e o próprio bairro estão decadentes.



 Apesar de serem judeus , os donos desse hotel , tzfania Apartaments, que ficamos, não são  Ultra-ortodoxos. Após o chekin ,fomos comprar as refeições pois no sábado todo bairro estaria fechado. Fomos ao Cofix que é uma rede de restaurantes que você encontra em vários lugares de Jerusalém. Compramos no localizado ao lado da estação central de ônibus de Jerusalém. Cada prato custa em média 15 Nis. 16,10 reais. Compramos frutas e coisinhas para o café da manha(achei legal que no apartamento do hotel tinha café, leite líquido, açúcar e chá , além de uma água de cortesia) 
Mas o mais interessante deste dia foi a correria das pessoas para comprarem comidas para o sabat. A rua estava uma loucura. De repente... tudo deserto... nem carro .. nem ônibus nada nada ... claro, no  Mea Shearim. Neste dia , fomos andando até o ponto de
Ônibus mais próximo fora do bairro (que por sinal era bem distante) e fomos conhecer Belém, a cidade do nascimento de Jesus. Pegamos o ônibus no bairro Árabe, portão 4 do terminal de ônibus (toda vez que a agente entra no terminal, bolsas e malas passam pelo raio x) Em Belém a vida corria normal!. 
Quando descemos do ônibus, um monte de pessoas oferecendo táxi  etc. Mas já sabíamos que era bem perto a igreja da Natividade. 
 Não fora por Luís, não teria ficado uma eternidade numa fila quilométrica para ver o suposto local do nascimento de Jesus, com pessoas furando a fila num local apertado (o suposto local fica dentro de uma igreja, onde a gente desce para uma especie de gruta.
Cada vez mais entendo porque Deus não permitiu que o homem soubesse com exatidão os locais significativos da vida de Jesus.Ao invés de adora-lo em espírito e em verdade  a preocupação é com essas questões exteriores de somenos importância, como beijar o lugar do nascimento de Jesus.