Picitelj- a cidade Medieval em Mostar e Blagaj




A moeda da Bósnia =1 BAM que vale 2,25 reais ou seja, a moeda deles  vale 2,25 mais que a nossa . Porém o custo de vida deles é bem menos que o nosso. A exemplo do hotel que ficamos. Novo, charmoso.  Com café da
Manhã incluído, pagamos 35 euros, ou seja , 152 reais você não paga um hotel desse no Brasil...
 No Restaurante pagamos 18 BAM num prato para dois.
O Tour que fizemos Durou 1 dia e custou 40 euros. Fomos até  klavice  40 km. E fomos voltando na direção de Mostar. Passamos na cidade medieval chamada Picitelj Conforme o motorista, a construção que havia lá foi abandonada durante a guerra por seus moradores, Árabes que lá residiam, saíram da Bósnia (?)  a construção que fica no topo encontra-se em ruínas. Existem outras casas no morro além de uma mesquita. A subida é por escadas e a vista é de tirar o fôlego!

Depois fomos a Blagaj, onde vimos monastério árabe chamado tekken. Trata-se de um local onde os Árabes estudam e fazem seus cultos. É possível visitá-ló, você Paga a entrada e se for mulher veste uma roupa própria e cobre a cabeça com um lenço. Mas nao escolhemos. O local é simplesmente maravilhoso! O Rio sai de Uma caverna (que no verão  pôde-se entrar de barco. Almoçamos neste lugar. Não posso dizer que foi a melhor comida do mundo , mas , foi boa. Um mix de carnes na chapa. T boné, frango , porco, hambúrguer e uma carne moída enroladinha, que é tradição por essas bandas. Com vegetais (pimentão e )e batata frita, 18 BAM para dois. Pedimos também um húmus e falafel (. 15 bam) mas achei meio estranho . O que
Amei foram os pães aff!!! Quentinhos , -comi mais pão! (Árabe sabe fazer pão viu!) comemos ouvindo o barulho forte, ensurdecedor e maravilhoso do rio verde turquesa😱. O Rio é majestoso, neste lugar fizeram tipo um terminal turístico com varias intervenções humanas no Rio (😥)e eu tomei um suco de cereja com romã, delícia . Desde a Itália tomo suquinhos de. Garrafa)mais ou menos 1 euro) , tipo mirtilos , morangos , romãs ... todos deliciosos, bem diferentes daqueles artificiais que conheço .
Depois o motorista levou-nos para comprar artesanato local. Comprei um jogo de café turco, 11 euros. Meia boca, na cidade comprei outro bule  para dar um up no cafezinho turco.
Mesquita na  cidade Medieval
 Cidade  Medieval
 subindo  para as ruínas
 Vista emcima do morro
 Mais vista do rio tturquesa
 nas  ruinas  do  Castelo









 Na  cidadezinha  de Blagaj
 Monastério  utilizado pelos Arabes  para seus cultos chamadoTekken
 vista  do  restaurante  que almoçamos

O Rio  desagua  através  de uma  caverna nesta majestosa  rocha











Comentários

Postar um comentário

Amigo: Se você achou o BLOG útil, se quiser mandar um alô ou informar algo, agradeço seu comentário: