Mostar- História Pura!



Mostar

História pura!  (como meu cunhado Tonhão falou!) é uma história que acompanhamos pelo noticiário tão recente... vimos essa realidade nas construções bombardeadas e preservadas por eles como memória viva... também nas conversas com pessoas simples que aparentemente guardam ainda as dores do conflito. Sentimos a forte influência árabe , não só na religião Mulçumana mas também na arquitetura , na comida do comércio, e visitando a parte Árabe. Vimos bandeiras da Turquia nos postes e uma bandeira verde , que segundo entendi é o sonho dos mulçumanos ( entendi que seria a unificação dos povos de religião  mulçumana )Perguntei ao nosso guia se era descendente de Turco , apesar de sua aparência, cultura e tudo mais,  ele disse que era bósnio. 
Enfim, do outro lado da cidade estão concentrados os povos Croatas ( não sei se também descendentes de Servios, já que eram  esses três povos que viviam aqui, mas por causa da guerra a maioria foi embora. O centro histórico é do lado Árabe e é uma mistura muito diferente . Me senti num Souk ( aqueles mercados árabes) ao mesmo tempo possui uma arquitetura medieval.  A cidade foi capital da Herzegovina !O conjunto do centro histórico mais o Rio mais a ponte é de uma beleza incontestável!!! O sol se põe sobre esse lugar oferecendo um espetáculo inesquecível! Recheado de lojas , bares e restaurantes oferecendo produtos árabes e a comida tradicional deles com forte influência árabe também. 

O carro chefe é a ponte Stari Most construída durante o Império Otomano , há 427 anos e bombardeada na guerra em 1993 e reconstruída em  2004.

Vale super a pena vir à Bósnia. Minha sugestão é fazer o
Balcãs : Montenegro e Croácia e incluir a Bósnia!
há muita coisa  na Net sobre. A Bósnia, mas. Sugiro ler este, sobre a visita deste blogueiro, simples mas são coisas que vi por lá.

 em um  dos morros  ao redior  da cidade
 Vista de  cima do  morro





















Diversos  prédios destruídos  pela guerra,ficaram expostos

a  ponte  velha













Nos  arredores comendo  os  moranguinhos  mais  doces   que ja  comi

Comentários