Zadar, Croácia

Hoje são 02/05/2017,  Custos estão atualizados! Aos interessados em custos de viagem, clica lá no Post CUSTOS DE VIAGEM 2017.

Para quem esqueceu, a Croácia fazia parte antiga Iugoslavia (estado formado na 1a. Guerra com a união  de EslovêniaCroáciaBósnia e HerzegovinaMacedôniaMontenegroSérvia, eKosovo e Vojvodinatendo separando-se  após a queda do comunismo russo em 1990, e e vários conflitos ( querendo saber , veja o link Desintegração Iugoslavia)

Depois  de ficar fall in love por Zadar estou indo para Dubrovnik ( 8 h de vigem.. com Wi-Fi gràtis uhuu)A cidade é um brinco.., toda linda . O que me atraiu nela foi conhecer o órgão que toca conforme o balanço das ondas do mar 🌊. Uma cidade medieval, cercada de muralhas, com mais de três mil anos de história, foi capital da Dalmacia por mais de mil anos. Foi dominada pelos Romanos, Venezianos que deixaram marcas de sua passagem

Podemos ver ruínas romanas, arquitetura e uma influência na alimentação. Amamos mudar um pouco da comida baseada em goulaschs etc. A cidade é toda  cercada por  muralha , e as ruas formam um labirinto de vielas como piso claro, tudo bem
conservado e bares e restaurantes por todos lados. Chegamos no feriado mundial de 1 de maio, estava lotada a cidade, com aproximadamente 73 mil habitantes: tudo que amo! Neste momento estamos no ônibus indo para Dubrovnik e depois continuo com fotos e relato da visita. Por sinal que país lindo.. primeiramente a punjança do clima frio com seus rios e florestas e agora o clima mais ameno e a beleza do mar adriatico. Muito perfeito,  gente! Neste momento estamos próximos à cidade de Split. Veja no mapa (link abaixo)como o mar vai entrando nas cidade por canais tranquilos e calmos.. haja embarcações, o povo daqui é apaixonado por navegação, pelo menos é o que demonstra a quantidade que vemos todo o tempo!
Gente, estou aqui cansada da maratona.. depois de andar quase o dia todo em Plitvice, acordr de madrugada encarar um ônibus por quase três horas, ainda chegar e conhecer Zadar, andando sem parar, dormir tarde e no dia seguinte estar em pé as 5h para encarar mais 9 h de ônibus para Dubrovink aqui estou eu bamba de sono, mas feliz a passar as fotos de Zadar.

Começamos nossa caminhada assim que saímos do apartamento, á que ficamos nesta rua abaixo num apartamento muito bom, todo reformado, prédio bem conservado também. A expectativa do que vem

Logo nos deparamos com a praça do povo... ávidos para almoçar quase paramos 640,00 zelotes , mais ou menos 320 reais num almoço. Pois o cardápio tinha preços trocados.. induzindo-nos ao erro.. mas Deus é bom, rs

O piso da City Town é todo de pedras brancas, uma delícia de se ver. A cidade fervilhava com gente de todo lugar, famílias predominavam com crianças,  cada uma mais linda que a outra...
O centro parece um labirinto de ruas cheias, principalmente de bares, restaurantes, mas também outros comércios.

Procurando mercado, saímos um pouco da cidade velha e chegamos a um canal do lindo e
apaixonante mar adriático. Cheio de barcos, aliás todos os canais são cheios de barcos, ou seja marinas.
Nesta saída da cidade antiga nos deparamos com as muralhas, sim a cidade antiga é cercada de muralhas

Acabamos saindo e fomos procurar mercado no lado residencial, 1o. de maio, dificil, né? acabamos vendo foi um homem cobrando para tirar fotos com um papagaio e uma arara, certamente do Brasil. Fiquei triste.

Não esperava encontrar marcas de Cristianismo tão fortes como nos Balcãs
Gente depois continuo vou dormir.. cansadaaaa😭
Esse chão de vidro transparente cobre uma  ruína Romana. Voltamos ao centro pois não achamos mercado. Fomos até um shopping (bem pequeno em relação aos nossos, chamado City Center. Muita coisa barata, mais estava fechada (a moeda daqui vale 50% da nossa)

Mais ruínas que se espalham por todo centro histórico

Acabamos comprando pães e iogurte numa espécie de padaria (que praticamente só vende pão , Iogurte e refrigerantes)

Igreja de são Donato (homenagem ao Biso que a fundou). Nesta praça tive uma grande surpresa. Trata-se do antigo Fórum Romano. As ruínas são utilizadas para as pessoas sentarem, as crianças brincarem. Nunca tinha visto uma ruína ser tratada assim.

Abaixo uma homenagem às gaivotas que enfeitam toda costa Croata: 💓💓

Aqui estamos próximos ao calçadão em frente ao mar, lindão, chama-se Riva.

É neste calçadão que as pessoas geralmente ficam andando até o momento maior de Zadar que é o por do sol. Considerado o mais bonito do mundo! Eu e Luis estávamos com uma enorme expectativa.

Ficamos olhando as barraquinhas (vendem artigos do campo, como queijos de cabra 200 kunas 1/2 kg, carissimo!) mel, carnes defumadas presuntos

Fomos até o final onde se encontram o órgão do mar, grande atração de Zadar, que é uma estrutura

que emite sons a partir das ondas do mar. Quando as ondas ficam bravas ele aumenta e assim por diante. Uma coisa simples mas bem bacana, você ali sentado,  ouvindo a própria natureza e esperando
o por do sol que seria as 20h. São esses degraus ai embaixo.

Vocês podem ver que tem uns buracos quadrados  no último degrau e em cima uns buraquinhos redondos. Bem abaixo r, buracos em forma de retângulos bem grandes. Mas como funciona, melhor você dá um "google"

Ficamos la esperando, resolvemos dar outra volta do lado contrário do Riva.

Esse é o painel conhecido como saudação ao sol, trata-se de uma instalaçao criada por um famoso arquiteto  Nikola Basic, formada por várias camadas de vidro, que absorvem a luz solar durante o die a à noite produzem uma luz brilhante  e todos ficam esperando o anoitecer para curtir.

Acima tentando ficar la esperando... mas não conseguimos..

N a verdade o por do sol foi fraco e nublado, nem de longe o que acontece lá, mas mesmo assim estava lindo e eu amei!