Cracóvia - uma princesa!



Quando planejei vir para a Polônia queria visitar uma floresta primitiva chamada Bialowiesa . Descobrimos que ficava na divisa com a Bielorrússia, ou seja,  muito longe (e agora sei, muito frio brbr). Mas deixamos pois tinha Auschwitz etc. Digo que foi uma grata surpresa. A cidade é linda, vibrante, alegre e não tem mais de 1 milhao de habitantes. Mesmo longe do centro histórico, a cidade é toda arborizada (as árvores são enormes!!) limpa bonita e tudo funciona. Há uma organização no ar. O Transporte é incrível. Eles tem aqueles ônibos sobre trilhos e bondes. É impressionante como tudo se harmoniza. As pessoas pegam o transporte na rua e os carros ficam um pouco atrás aguardando. Você compra os tickts em máquinas na rua (algumas paradas) ou dentro do próprio ônibus, compra no mínimo para 20 min ou quanto tempo necessitará e tem que validar dentro do ônibus imediatamente (multa de 100 zl para quem não cumprir) Nós quase não andamos de ônibus, essa é a vantagem de ficar próximo ao centro.A moeda é o Zolotes Zl. A paridade com o real é de 1 real = 1,20 zolotes. E o custo de vida é levemente mais baixo que o Brasil.Outra coisa sobre o tráfego é como os motoristas em geral (motos, taxis, carros, repeitam o pedestres. Ficávamos sem entender porque todos paravam. Algo  inimaginável param imediatamente (já vimos em alguns lugares, mas como  aqui nunca tinha visto)Muito fofo!!
Ruas limpíssimas!, os canteiros cheios de árvores, aspecto de cuidada, lembrou-me praga neste aspecto.
Outro ponto negativo é o clima.. muito ..muito frio...
Considero Cracóvia uma Princesa que sabe balé, fala Francês e é muito bonita!




Custos do dia:
Cafe da manha: 61,30 reais
Almoço: 61,00 reais (peixe e porco assado)
Hostel High life 250,00 reais por duas noites
Lanche: 14,01 reais
Pension jonatstanczyk : 160,00 reais por uma noite

O que me agradou muito foi que as pessoas ainda são mais conservadoras, guardam valores cristãos, para quem vem de Madri e chega lá, sabe do que estou falando..
As atrações se concentram na Cidade antiga . Saímos do hotel e nos deparamos com aquelas belezas todas a Market Place, praça do mercado é a maior da Europa carruagens em fileiras, tal qual no tempo dos reinados, cavalo s coloridos desfilando pelas ruas, em volta bares .






Bonde , ônibus e carros convivem em harmmonia
Rio Vístula
Agora uso tênis pq andar kms e kms elegante não tá fácil rsrs

 Ponte sobre o Rio Vístula


 Rio visto do Castelo Wavel
 Castelo Wavel




Tudo tem uma flor um enfeitezinho delicado

 as carruagens
 Igreja de São Pedro - Neste momento tinha uma mulher cantando ópera

 Mercado de artesanato

 Vista da Igreja Santa Maria ao fundo n Market Place, repare quanta gente  na rua



 Santa Maria no detalhe
 Castelo Wawel
Mercado



olha quanta gente no centro histórico

 As carruagens nas quais os turistas fazem passeios são atração em todo centro histórico
Temperatura 2 graus e fila do sorvete

Mais carruagens

Praça do Mercado - Maior da Europa

Comentários