Último dia em Marrocos - Roteiro que recomendo para Marrocos

Após nossa estadia em Chefchaouen,  pegamos um ônibus e fomos para Tanger. Super perto mas gasta-se três horas . Creio que seja por causa das montanhas RIF que descemos o tempo todo. Lugar lindissimo, pena quenão tirei fotos. Em todos lugares agricultura forte, campos de canola e bandeiras muitas bandeiras do Marrocos.

Tinha muita vontade de voltar ao Marrocos pois da outra vez tive a sensação de ter ficado muito pouco tempo. Observações sobre essa viagem:

1. Realmente 5 dias é muito pouco para conhecer o Marrocos; (desta vez ficamos 13 dias)
2. O mês de abril estava muito quente em algumas cidades. Março pareceu-me melhor;
3. Preferimos o sul do Marrocos, apesar do Norte ter suas belezas..

Meu Roteiro para o Marrocos:

1. Faça  de Marrakech sua base. É a cidade mais bem estruturada para o turismo, mais agradável.  Muitas atrações: a própria cidade já é uma atração

2. De Marrakech você pode pegar o trem e ir a Fêz conhecer Fez , Meknes  e Volubilis. Um dia em Fez e Um dia em Meknes e Volubilis. Voltaria para Marrakesch

3. De Marrakesch você pode fazer um Tour para as montanhas Atlas (Vale de Ourika e outras opções) , passar o dia ou dormir e voltar para Marrakesch.

4. De Marrakesch você poderia pegar um ônibus a noite e pela manhã chegaria a Merzouga. Já com um tour comprado você dormiria no deserto, no dia seguinte faria um Tour de 4x4 no deserto e a tarde mesmo voltaria para Marrakesch ( em Merzouga nào tem nada!)

5. Você poderia também ir de Marrakesch para Ourzarzarte conheceria  essa cidade interessante e de lá iria para Merzouga, conheceria o deserto e voltaria imediatamente,

6. Depois disto, o melhor pra mim seria voltar pois, apesar de Chefchaouen ser linda, mas ir para o norte somente por causa dela não acho que vale a pena . As distâncias são grandes demais.

7. Mas se você quiser ir para Chefchaouen, faça como nós: pegamos um ônibus em fês e em 4 horas estavámos lá, direto , rapidinho.  Para  esta cidade  será conveniente levar tênis. Alugar bicicleta ou andar muito pois tem muitas atrações nas montanhas. É muito lindaaaaa!!!!!!!!!

Claro 'e minha opinião pessoal. Tudo é muito interessante num país exótico como o Marrocos, porém muito tempo num país pobre, cansa um pouco.


Enfim, País tranquilo, sem violência e muito muito barato.

Chegamos em Tanger sem conhecer ninguém e imediatamente teriamos que ir para o aeroporto pois iriamos para Paris. porém queríamos deixar duas malas (a essa altura já estavámos com três malas e uma  mala de mão, saímos com três  no total). deus colocou um motorista  que nos levou a um local onde guardava bagagem ( na rodoviária) no aeroporto , nde inicialmente pensamos que tivesse não tinha, nem tem nada. Almoce na cidade , faça tudo que precisar na cidade o aeroporto é muito fraco. Enfim, esse motorista nos levou ao aeroporto (cobrou 100 DH) e na volta de Paris veio nos buscar e levar no hotel em Tanger. Foi muito de Deus mesmo!



Bandeiras na região de Tanger. Tanger é na beira mar. Tem um aOrla linda e a cidade em si é grande e mais desenvolvida que as demais que passamos

Em Chefchaouen estavam fazendo uma f ilmagem durante o dia todo se via todo o aparato de filmagem na cidade.

O maior rebuliço: artistas com a equipe de trabalho..

Momento memorável: a visita a uma casa bérbere no Atlas Vale de ourika

Outro momento inesquecível a cobra gelada no meu pescoço!!!!!!!

Adicionar l
 Jamais esqueccerei o ATLAS: amor a primeira olhada!!!!



Subindo a serra uhuuu!!!

Na beira do Rio-  maior conforto

As inesquecíveis cerejeiras

Imerdivel Atlas

Cidades do Sul: sem dúvidas  as mais interessantes




Adeus Saara!!!!


Comentários