Merzouga - Deserto de Saara

05/04 – Infelizmente tivemos que deixar Marrakesch, ai…ai.. que delícia de cidade... limpa organizada bonita, agradável bem preparada para o turismo.
Compramos passagem para Merzouga (uma das entradas do Deserto de Saara) na empresa de ônibus Supratours que fica  ao lado da Gare (estação de trem de Marrakech) pagamos 500 Dh para dois. Viagem tranquila, ônibus não é dos priores e não estava tão cheio. Apesar das 12 horas, durante o dia foi uma viagem tranquila: a paisagem é maravilhosa, parávamos várias vezes para  tomar chá ou comer. Chegamos à Merzouga as 8:00 da noite. Trata-se um vilarejo muito simples e pequeno.Leve tudo que precisar pois pouca coisa se encontra. O point do lugar é um restaurante  que jantamos (7,1 euros), almoçamos (13 euros)e conhecemos Aziz, um Marroquino berbere que ama o Brasil e  se corresponde com uma baiana.
Acertamos um  passeio de 4 x 4 no deserto para o dia seguinte, cobraram 1200 DH, que nas negociações Luis Albertinas ficou por 600 DH. Tinha no lugarejo um festival de tambores do Senegal (tô fora) . A  outra opção era dormir no deserto ,mas já tínhamos feito isto em Zagora. Fomos então  com Armed (esse nome é o nome de quase todos árabes). Conhecemos a pista que começava o Paris-Dakar, o grande e famoso Rally (há dois anos ocorre na Argentina por questões de segurança na Mauritânia).  Apesar de não mais acontecer o Rally Paris-Dakar, ocorrem outras centenas de Rallys. Somente num curto espaço de tempo vimos vários. Chamam de Maratona. É um aparato enorme, até helicóptero tem. Enfim, o passeio  4x4, nos levou aos  miradores do deserto e de lá podemos ver o infinito das dunas, ninguém... somente o barulho do vento, ha muito tempo não escutava o uivo do vento e a sensação de não ter seres humanos há quilômetros...
Depois fomos ver um acampamento bérbere, uma mina de baritita que ficava a 100 metros do solo...  e uma um povoado abandonado onde os franceses exploravam o chumbo um povoado de africanos do Senegal e uma área que tinha sido um lago. Não chove na região há 2 anos. Mas, qualquer lugar (próximo às dunas) que se furar, encontra-se água a 2 metros.

Abaixo a garagem da Supratours. Fica ao lado da gare de Marrakesch.. os onibus saem daqui mesmo.

O pão marroquino é uma delícia, mas esse ai foi o melhor, comi numa biboca no caminho de Merzouga. delicioso.....
 o chá de menta é fantástio. Tomamos a todo instnte.

Os povoados no Atlas na beira da estrada. Desta vez quase não tinha gelo.Em 2011 quando passamos por aqui estava coberto de gelo, no mês de março.

Sempre me perguntei onde eles criavam os carneiros e de repente eram tantos que vi que fiquei  surpresa. Mas descobri que os bérberes cria  os animais em suas casas, dentro de casa tem um espaço próprio para isso.

Ainda no Atlas. resto de neve.
 Na trilha do Paris-Dakas vi essa cena muito própria do Saara.

Andar nas dunas é maravilhosos, pena que acabei uma sapatilha... a areia  é muito agradável e não achei quente, e o guia dizia que era quente...

Uma das áreas limites para o infinito de dunas...fiquei imaginando perdida naquela imensidão...
proximo a fronteira com Argelia...
 Ruínas de povoado de franceses quando exploravam o chumbo..

Os Rallys

Fiquei com medo de tirar fotos de perto desta carro cheio de soldados armados... e cmmumas caras de quem comeu e não gostoou...
A todo momento carros de rallys

Os habitantes
eles persistem em sobreviver em agua..

Tâmaras
Moradia Berbere

1. Meu Deus! Eu to maravilhada com este lugar,esse ceu azul essa areia,essas dunas,esse contraste é tudo fascinante fiquei emocionada vendo as fotos obrigada por compartilhar queridos aventureiros corajosos VCS sao demais! Bjs pri

2. Obrigada Amiga ... Meu sonho é viajar com vc!!!!

3. Viagens em marrocos oferece uma grande variedade de passeios marroquino incluindo passeios culturais, Desert Tours , Mountain Tours, Praia Tours excursaoes no deserto do saara . toure cidades imperiais e ait ben haddou, , deserto saara, dicas de viagem, gorge du dades, gorge du todra, marrakech passeio, marrakesh passeio, marraquexe passeio, marrocos, merzouga, morocco, o que fazer marrakech, o que fazer marrakesh, o que fazer marraquexe, o que fazer marrocos, ouarzazate, passeio deserto, passeio saara, roteiro marrocos, viagem deserto, viagem marrocos muito mais . o passeio de ônibus lotado e vêm ter um diferente aventura em seu lugar. Viagens-em-marrocos.com, um familiar empresa de transporte convida você a explorar e experimentar Marrocos em um de nossos veículos 4×4.para mais informacoes contata-nos www.viagens-em-marrocos.com

4. Cameltrekking-Excursions.com Is a small company based in MERZOUGA run by Mohamed, offering private tailored guided cultural tours for singles, couples, families and small groups all around Morocco highlighting the very best of it’s imperial cities, ancient Medinas, Atlas Mountains, Kasbahs and Sahara desert.
    Mohamed found his passion for culture and language amongst the most majestic sand dunes of Morocco called Erg Chebbi, located in Merzouga village. There he led a nomadic childhood with his parents, wandering through the desert with his family and camels possessing only a tent for shelter.