sexta-feira, 4 de abril de 2014

Marrakech - Jardins - Praça Jemaa el fna à noite - Vale do Rio Ourika

Marrakesch, Marrocos, 3 e 4/4/2014. Gente,  ontem não deu para postar. Andanças e mais andanças. Imagine, mais de 3 horas andando pela cidade de bota.. machucando o pé... por lugares ermos - o que mais gosto no exterior é essa possibilidade de andar por ai sem achar que vão te matar na primeira  esquina. Enfim decidimos conhecer os jardins de Marraquexe.. foi mico total pois andamos muito, que aliás é uma opção nossa .. compensa as muitas calorias ingeridas nos diversos festivais de comilanças, porém, não conhecemos o mais bonito, Marjorelle,  porque as pernas não mais obedeciam e os que conhecemos não recomendamos o Agdal e o Menara. mas almoçamos no bairro Gueliz e à noite comemos no Alfassia. Trata-se de um restaurante que vimos a recomendação num blog como simples e baratinho... nada de simples chiquérrimo e o preço em relação ao que vemos aqui  é o dobro do normal.

Aqui andando pelas ruas de Marrkech - bairro Gueliz - cidade nova, totalmente dominado pela cultura francesa

 Ruas sempre largas, local para bicicletas, bem organizado o bairro novo
 Aqui o Jardim Menara. Esse açude cheio de  carpas e muitas oliveiras, muitas...
 Luis e as oliveiras
 À noite fomos à praça Jamaa el fna.. é uma festa total,  o nome da cidade escrito ao contrário dá bem o tom da festa: uma bagunça.... palhaços , música , cmdas e muita muita gente...

 A  torre da Mesquita La Koutoubia à noite...
 Grupos de bérberes (povos originais do Marrocos) fazem rodinhas e cantam e tocam tambores bem diferentes dos nossos.. vários grupos m diversos lugares da praça...


MARROCOS - VALE DO RIO OURIKA - 4/4/2014



Hoje, 4/4/2014, fomos ao Vale do Rio Ourika que fica no médio-atlas (Atlas é uma Cordilheira que atravessa a africa do  Norte (, no Marrocos ela  tem 2400 Km , mas passa na Argélia e Tunísia)  linda maravilhosa com os icos  cobertos d neve). Eu não tinha muita esperança de me divertir, mas eu amei. O grupo foi bem seleto dois "Afro-ingleses" de origem nigeriana, dois franceses e nós, ou seja quase todos continentes juntos! Primeiramente fomos visitar uma casa berbere e depois fomos visitar uma farmácia natural  e ver como se fabrica o Argan... tudo isso, como diz Luís com uma “faquinha fina” (aos que não entendem o dialeto Luis Albertino, trata-se de quando estamos sendo explorados financeiramente rsrsrs) pois temos sempre que pagar algo ou comprar alguma coisa.. e haja negociações.... Começou pelo passeio que era 500 DH e luis negociou para 350 Dh, depois o Argan que era 600 DH e ficou por 350, enfim é uma luta que ele sempre consegue.... Mas, deixando os percalços valeu super a pena a paisagem de tirar o fôlego... um vale com enormes, enormes mesmo, montanhas e o Rio Ourika ao centro de fundo as montanhas brancas cobertas de gelo...Subimos  a montanha por cerca de 30 minutos em meio as quedas d água para vermos uma cachoeira muito bonita, depois fomos almoçar em um cenário digno de filme, na beira do rio. O friozinho era compensado pelo sol. Porém os franceses  escolheram um local na beira do rio  bem ao sol, aí quando você fica parado o sol é de rachar.. mas tudo foi compensado : comi o  segundo melhor tagine até aqui no Marrocos.  Minha recomendação é que quando você negociar o pacote pergunte sobre o almoço. Ele levam você para um restaurante que só tem uma opção e um só preço, por sinal pagamos o mesmo Preço do restaurante chic de ontem... e não tinha opção ..

A casa dos bérberes é muto fofa. Fica na montanha. Abaixo o animal que eles criam dentro de casa, uma vaquiinha
Ai o aquecedor natural. leva água para o banheiro que fica do outro lado, o vaso sanitário como toda zona rural daqui é aquele que tem um buraco ao meio (viuxe..)
Essa é a simpaticíssima berbere em sua linda cozinha fazendo um chá para nós. Tudo muito fofo, limpo e organizado. Ela é tia do nosso guia.
Esses nossos amigos . Todos muito simpáticos, pena que  somente consegui me comunicar com os ingleses pois os franceses só  falavam francês..mas eram muito  agradáveis
Abaixo fazendo Argan... É a farmácia natural onde  vimos alguns produtos naturas e o processo do mais importante produto de beleza do Marrocos: o Argan! Apendi que quem primeiro faz o trabalho com o argan são as ovelhas e carneiros que comem a fruta da arvore do argan e depois regurgitam , entõ com a semente mais soft (porque ela é muito dura) as mulheres quebram e tiram a amêndoa bem pequenina, toraam e  moem nestes dois moedores , geram uma pasta dai então vem  todos os subprodutos do milagrosos Argan, pena que não deu para comprar quanto eu queria: preço de ouro e aprendi que a arvore do Argan não  nasce em todo o Marrocos, mas sim numa específica  que se inicia em Agadir, e não é muito grande.
Depois de 30 minutos de subida (de bota e tudo) uma relaxada pra namorar rsrsr
Água pura da montanha
Rios claros e lindos
Hora do almoço.luis meio bravo...rsrsrs

Olhas as cerejeiras.lindas tem demais por aqui.

Reações:

6 comentários:

  1. Duas observações:

    1. Escreveram marrakech com as letras de cabeça para baixo.
    2. Tá linda, mãe. A pele tá ótima.

    ResponderExcluir
  2. a cara de Marrakech tudo muito doido!

    ResponderExcluir
  3. Meus Deus, eu tô em dívida: não mandei minha lista de sugestões. Mas as coisas parecem estar correndo tão lindamente bem e com tantos lugares que eu não conhecia! Que fotos são essas??? Quero saber tudo: a empresa que faz os passeios, os preços, tudo!! Encantada, Iva!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari!!! kkk uma empresa que fica na av. mohamed Vi bem antes da praá Jamaa , depois te mando o nome.. negociamos ficou bem barato... bjs

    ResponderExcluir
  5. Bem-vindo à Agência de Turismo em Marrocos

    Conheça o melhor de Marrocos. Descubra este País Norte Africano maravilhoso conjugando no mesmo programa caminhadas nas montanhas do Atlas com incursões nas dunas do deserto viajando em viaturas Todo-o-Terreno. Passeios curtos e acessíveis em contacto com a cultura local Berbere. No nosso itinerário percorremos vários caminhos de terra (“pistes”) pelas vastas extensões das estepes marroquinas até às portas do deserto do Sahara (onde dormimos numa típica tenda), descobrindo o sul do País. E, no final, a cidade encantada de Marrakech, que ficará para sempre na sua memória!

    Passeios turísticos e viagens em Marrocos, são ideais para casais, amigos, pequenos grupos, viajantes independentes e férias em família com crianças. Nossa empresa também organiza eventos corporativos em Marrakech e em todo Marrocos

    Pode nos encontrar em Viagens em Marrocos, Marrakech.
    Telefones: 0055 4899 226 247 / 00212 672 476 067

    Website: www.Turismoemmarrocos.com

    ResponderExcluir
  6. "Grande artigo e óptimo blog! Deixe aproveitar este seu espaço de comentários para apresentar Viagens em Marrocos.
    Somos uma equipa de especialistas em turismo por todo Marrocos. Planeamos viagens de sonho em Marrocos, passando por deserto, cidades, montanhas e oásis de uma beleza incrível.
    O nosso site é http://www.viagens-em-marrocos.com, e aí pode ver mais detalhes e ideias.
    Se estás a pensar em Marrocos, vem experimentar um dos nossos veículos 4x4 e conhecer os segredos mais escondidos.
    Obrigado.
    Omar"

    ResponderExcluir

Amigo: Se você achou o BLOG útil, se quiser mandar um alô ou informar algo, agradeço seu comentário: