Israel - Jerusalém - Cidade Santa - Cidade Bege - Primeiro dia

Mulçumanos e Cristão (e outros mais) cruzam-se a todo instante, e todos saem vivos, isto é Jerusalém!!

O mais novo Judeu!!!

Luis de kipá para poder entrar no muro das lamentaçôes e orar

Acordamos bem cedo e tomamos uma Van para Jerusalém. Em mais ou menos 1 hora estávamos prõximos ao Portção Jafra, bem próximo à Cidade Velha de Jerusalém. Apesar de ser perto, pegamos um táxi e em trës minutos  chegávamos ao Abrham Hostel (o motorista nem avisou, aliás, ou terra que só tem sabidos..).  Pelo menos  serviu para que o motorista avissassémos do feriado que etava rolando hoje à tarde a amanhã por todo o dia o feriado do PESACH  (leia no link, mas resumindo trata-se do final das festividades de comemoração à saída do povo  de Israel da escravidão no Egito. A partir de hoje à tarde, tudo tudinho fechado.Pela manhã já não tinha pão, tudo que tem farinha de trigo e fermento na composição estava coberto nas prateleiras... somente amanhã a partir das 18 horas é que tudo voltará ao normal...

Hoje vivenciamos coisas muito diferentes:

Fomos ao Muro das Lamentações (Praça do Muro Oeste) lugar considerado sagrado para os Judeus. Noossa eles estavam em gala. Todos impecãveis com suas enormes famílias, pr sinal fiquei encantada com a a aprência das famílias. Aos olhos humanos perfeitas. Mulheres bem vestidas e decentemente vestidas, as numerosas crianças lindas, bem comportadas com aqueles cabelinhos de cachinhos do lado... tudo perfeitamente perfeito (aos nossos olhos, clarooo)> mas muito bonito  a forma que  elas se vestem e como as crianças são educadas...
Muro das Lamentações - Homens

Muro das Lamentações - Mulheres

Os homens com suas vestimentas (kipá, tzitzit -até as crianças usam trata-se de uma cordinha para lembrar os mandamentos da Lei de Deus.)

Eles desciam e de carros, táxis  com suas famílias e ao aproximar-se a hora da orção, meio que enlouqueciam e corriam para  chegar ao muro.
As famílias

Para entrar na praça que dá acesso ao muro, novamente fomos  revistados...Há várias proibçóes: roupas inadequadas ao local que é considerado santo, tirar fotos (eu li depois), e outras..

Entrando no Souk pela porta de Damasco - Mercado Arabe

Oa Arabes são simpaticoe e engraçados, fez quetão de tirar nossas fotos

Já tinha visto essascores em Marrocos e Turkia, a mesma coisa..lindo!

A cidade......
Torre de  Dav (atribuída)

Museu Arqueológico da Torre de Davi

o Almoço Árabe foi enorme, só não estava tão bom!

Bairro Arabe

Cento de estudos arqueológicos de Jerusalém