quarta-feira, 6 de abril de 2011

BARRA GRANDE- MARAÚ -BAHIA -BRASIL

Barra Grande faz parte da Penísula de Marau formada por Camamu, Taipus e Barra Grande. Região chamada Costa do Dendê e fica a 200 km de Salvador . No nosso caso como já informei viemos da Chapada Diamantina, mas é possível chegar  por avião (há vôos de pequenos aviões 3 vezes por semana, acredito na alta estação, 25 minutos de voôs desde Salvador). De carro pela BA 001 (nosso caso) quem vem de Salvador será melhor atravessar via Ferry-boat. Em Taperoá ou Camamu há ofertas de lanchas (bem carinhas,  no  caso para nós dois pediram 158 reais, quando há grandes grupos fica mais barato, gastam 20 minutos enquanto as lanchas comuns saindo de Camamu gastam 2 horas).

Pegamos a chamada Costa do Dendê (divisão turísitica da região) em Nazaré (Cidade do famoso Vampeta, aquele que jogou no Corinthians - parece que é o filho mais célebre!). Neste ponto a paisagem é bonita, com fazendas em pequenos morros). Nazaré é uma cidade agradável aos olhos. Esta região, geograficamente baixo sul da Bahia, é riquissima, produz: dendê (aquele do azeirte das moquecas), piaçava, cravo, guaraná, cacau, mariscos.. é muito fértil e rica de natureza.
                                                          Piaçava


  A paisagem da estrada é de tirar o fôlego ( quando longe das cidadezinhas).
 Até chegar a Barra Grande  passamos por cidade como  Valença, Camamu, Ituberá, Taperoá, Nilo Peçanha,  etc. Fiquei impressionada com a pobreza e o atraso destes lugares, apesar da riqueza de recursos naturais e produção agrícola.


Com exceção de Valença nenhum estabelecimento , ou quase nenhum, aceitava cartões e só encontramos máquina para  tirar dinheiro em Valença. Difícil uma região que vive de turismo com tanta pobreza e falta de infraestrutura.. estranho.

 Entrei num mercadinho e perguntei se tinha alguma coisa que não me lembro, como sempre,  não! ai falei, pôxa! como vocês aguentam viver sem nada! a menina disse, todas as pessoas de fora falam isso... e começou a contar uma história de uma paulista que queria creme de leite fresco (ri muito)
                                        A pobreza e feíura das cidades, praticamente em cima da Estrada

Almoçamos em Camamu num Quiosque na beira da orla( Acho que Quisque do Bira) em frente ao Rio -mar bem no extremo esquerdo . Moqueca com sabor de sonhos! enquanto eles tratavam o robalo fresco que acabara de chegar, experimentamos o bufet de mariscos. Sem palavras.. que camarão com sabor de camarão, siri catado como antigamente (o que comemos na capital parece outra coisa).

                                                             Olha a moqueca de robalo!
                                                                  e olha a paisagem
  
Para chegar à Barra Grande, andamos por uma estradinha de barro durante 40 minutos. Finalmente chegamos ao nosso destino. Barra Grande mudou completamente do que era há 10 anos atrás quando lá estive. Logo a surpresa: as construções (pousadas e restaurantes) que ficavam bem longe da praia agora são dentro do mar, já que parece que o mar também invadiu a penísula.
  
Este é o fruto do dendê. É dele que se faz o azeite de dendê. O Grande Chef baiano Beto Pimentel usa o fruto in natura em suas deliciosas moquecas

Pela manhã ficam montinhos de cachos e passam caminhões recolhendo...


                                                
                                                              Que tal a segurança do trabalhador?


 Quando chegamos seguimos umas placas de Informações Turísticas, como nunca chegava o local perguntamos a um grupo onde era o escritório de informações, foi quando descobrimos que nunca existiu (segundo o grupo de rapazes). Buscamos então as pousadas que tínhamos visto na Internet ( tem placas de todas as pousadas próximo às ruas). Vimos uma bonita (Capitão Gancho) mas não aceitava cartão. Fomos então para a segunda, Mediterrâneo. Fora da estação custava 150 reais para o casal, como era baixa estação ficou por 120 reais. Ela fica praticamente em cima do mar. O espaço é muito pequeno, mas como estava dentro do preço que queríamos resolvemos ficar por lá mesmo.
                                                               Área de café da manhã


                                                        Visão externa do apartamento
                                          
                                     Apartamento por dentro . É tão pequeno que mal se pode fotografar. Agora possui uma decoração linda. O banheiro enorme...  Ar condicionado tipo split. O apartamento foi construído em novembro 2010 (não sei a pousada comoum todo.

Neste dia fomos conhecer outras localidades da Penísula. Fomos até  a Praia dos Algodões. Apesar de ter alguams casas de praias , é bastante deserta. Alguns rios desaguam na praia. Rafa meu filho avisou nos arredores desta praia uma família inteira de macacos. É muito rica em natureza ainda pouco tocada.







Pessoal. Continuo amanhã.. bjs 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo: Se você achou o BLOG útil, se quiser mandar um alô ou informar algo, agradeço seu comentário: