PRAGA - terceiro dia

Hoje amanheceu um lindo sol, saímos todos animados.. de repente brbrbrbr que frio!   o sol se foi.  Fomos a um lugar onde tudo acontece: a Praça  Velha ( um dos lugares de luta  durante a " revolução estrangulada "- conhecida como a  Primavera de Praga nos anos 60) lá fica o relógio astronomico terminado em 1490 pelo mestre Hanus que teve os olhos cegados para não fazer outro igual. Hoje o relógio é super famoso. A a cada hora abre duas janelinhas e ficam passando os Apostólos, tudo começa a se movimentar (pequenas estátuas de anjos, caveiras , cavalheiros, etc) uma pessoa vestida de Cavalheiro Real começa a tocar uma Corneta de cima da torre do  relógio . A multidão que se aglomera embaixo esperando esse momento vai ao delírio... um frio mas todos lá esperando o momento especial ( Sol me confidenciou que quse não aguenta esperar por causa do frio. Chegamos faltando 5 minutos, a cada minuto ela perguntava, falta qaunto.. falta quanto o frio ;e fogo, por essas bandas).

A cidade é cheia de igrejas católicas (religião anterior ao regime soviético, hoje com 26% de adeptos). Fomos também ao bairro Judeu. Muito chic e rico.
Há um Roteiro  chamado Caminho Real - neste roteiro o Rei saía da  Torre à Praça Velha  e a Ponte mais famosa que é a ponte Kalov (Ponte Carlos) até chegar ao Castelo de Praga - muito lindo!

                                   O famoso cachorro quente - pra mim linguiça com pão




                                                       Nada como  um Starbucks nesse frio
                                                                       mistérios de Praga


                                                Vista do Castelo de Praga e a ponte Karlov (à direita)
                                                                    Ponte Karlov









                                               Esperando o Relógio Astronômico  mudar de hora
     









Praça Velha
É um capítulo a parte, tipo uma Jema el Fenna (de Marrakech) só que chic. Banda de Jazz se apresentando, artistas... Barracas de comidas típicas (comemos o porco que eles fazem numa churrasqueira chic no meio da rua) é tudo tão limpo nem parece coisa de rua. Nem um papelzinho no chão. Muito gostoso esse porco, vem acompanhado de um pão com ervas (carinho!). Com exceção de comida (em média 8 euros ( dois pratos - sopa p/ex vai para 10 euros) e o transporte: 1 euro (por 75 min.) achei tudo caro: roupas, lembranças, um custo maior que na UE . Por isso nada comprei





Comentários

  1. Sabia que Praga não pdoeria decepcionar! Já ouvi tantos relatos bons sobre a cidade! E parece ser lindissima mesmo! Fico muito feliz que vc tenha gostado! As fotos estão otimas!!
    E agora vocês vão para onde?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nem sabemos direito ainda. As meninas desisitiram de ir para Veneza, tive que cancelar o hotel. Estamos decidindo.... bjào e estou amando vc me seguindo.... te amo muito...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Amigo: Se você achou o BLOG útil, se quiser mandar um alô ou informar algo, agradeço seu comentário: