05/04/2009 -Enfim a Turquia!

Ser brasileiro vale na Turquia!

Logo ao desembarcar percebi isso: duas filas enormes de europeus e outros se formou num guichê para solicitar autorização para entrar em Istambul , o Brasil tem um acordo que permite brasileiros sem necessitar de nenhuma autorização. Lembrei disso e deixei Luis na fila e fui direto ao Guichê, fui tão bem tratada autorizaram imediatamente sem perguntar nada. Luis demorou um pouco (percebi de cara que homens aqui não são bem tratados como as mulheres). É isso se você vem para estas bandas não se esqueça disso, senão haja fila!.
Primeiras impressões na Turquia
Enfim chegamos à Turquia! A primeira sensação foi de outro mundo. No aeroporto ninguém falava nem inglês, nem espanhol ( e assim foi todo o tempo). Queríamos ir para o aeroporto de ônibus, mas eles diziam que não era possível, insistimos e quando já tínhamos desistido apareceu um homem falando inglês que nos ajudou e informou qual era o ônibus. Na verdade queriam que pegássemos taxi e era muito longe do bairro que ficaríamos o que sairia muito oneroso. Descobrimos logo que eles são muito "sabidos". Mas , enfim quando entrei no ônibus pessoas tão diferentes e 99% homens. As mulheres em sua maioria usam um lenço na cabeça ou uma mini burca deixando somente os olhos de fora. Todos nos olhavam como se fossemos de outro planeta . Olhava para a rua e só via palavras estranhíssimas, palavra começada com "cedilha", "s"com cedilha etc. depois começaram a aparecer nome de algumas multinacionais , ficou mais fácil.
Caminho para o centro saindo de ônibus do aeroporto:
- ônibus para Eminoru ( com trema no e "e" no "o")
- Pega-se um ferry no estreito de bósforo par atravessar a cidade indo para o lado Europeu ( A cidade é dividida por dois mares ( Mar de Mármora e Mar Negro) e um estreito (Bósforo)por uma baía (Corno de Ouro). Somente 3% fica na Europa o restante Continente Asiático.
- Quando o ferry atravessa você já está na Europa, bairro Sultanahamed (nome em homenagem ao Sultão Ahamed, um dos mais importantes)
Conhecemos um Alemão que nos deu a dica de como chegar ao nosso bairro (Topikaki) tem um trem – super moderno que nos deixaria perto – mas optamos por um taxi por causa das mochilas.
1ª. Impressão
- Istambul nasceu Bizâncio (homenagem ao Rei Bizas da Grécia) e foi fundada por colonos gregos.
- Foi conquistada pelo Império Romano passando a ser a Capital do Império Romano do Oriente e teve seu nome mudado de Bizâncio para Constantinopla em homenagem ao Imperador Romano Constantino
- Depois foi conquistada pelos Otomanos quando foi instaurado o Islamismo (porém o Cristianismo da igreja ortodoxa, convivia com mulçumanos e Judeus)
- Seu nome foi mudado para Istambul e a Capital mudada para Ankara
Bem diante deste caldeirão haja mistura de tudo que é cultura.

Comentários