12/04- 7o. dia na Turquia -Kusadasi – Ephesus (Éfeso)

Apesar do sol a água é bem fria: só Rafa!!

Chegamos à Kusadasi às 20 h. Tudo deserto perto da estação de buses. Pegamos um táxi rumo ao hotel que ficava perto da orla. Pois é, chegamos ao mar Egeu!. A cidade é linda(chamada de cidade resort). A água do mar é linda, agora as praias de uma areia muito estranha: muito escura. Foi a cidade mais ocidental da Turquia, quase não vimos mulçumanas (é através das mulheres que medimos a quantidade de mulçumanos pois nos homens nada muda) Não ouvimos o Ezen na hora do Ramadan, etc (depois explico o que é isso). Enfim, decidimos não comprar tour, e fizemos bem.
Éfeso , cidade ioniana, grega, passou pelo domínio de vários povos como persas, egípcios ,sírios e 190 AC foi dominada pelos romanos , fundada há aproximadamente 2000 AC, capital da região da Anatólia, cuja deusa era Artemisa. O Apóstolo Paulo pregou o evangelho lá por seis anos, inclusive quando de sua prisão em Roma escreveu Carta aos Efésios. Conforme, o guia Arqueológico Maria, mãe de Jesus e João ( o apóstolo amado) viveram aqui em Éfeso.
Em Éfeso o Apóstolo Paulo teve vários problemas pois as pessoas eram muito idólatras e adoravam Diana (Artemisa). Paulo advertia que aquilo era errado e o pessoal queria pegá-lo de qualquer jeito. Leia Atos do Apóstolos (Novo Testamento) capítulo 18, a partir do verso 18. Ë muito emocionante ficar imaginando Paulo andando por esta cidade, os lugares que ia: nossa que honra pisar no lugar que o grande servo de Deus pisou!
Éfeso é um parque arqueológico nos arredores de kusadasi (19 KM). Tentaram nos vender um pacote de 90 liras por pessoa, gastamos para três 94 liras,( Nosso Pai têm nos ajudado e tudo tem dado muito certo). Esses momentos de pesquisa são um pouco estressantes pois as pessoas não falam inglês e temos que obter as informações básicas para chegar até aonde queremos chegar. Enfim, sempre conseguimos descobrir: as pessoas na Turquia são simples, atenciosas, pacientes, alegres, amáveis, de verdade e o melhor: VIOLÊNCIA ZERO... prá que melhor, não?.
O Sitio arqueológico não é tão grande, talvez 1 KM , eles dizem que são dois . Compramos um livro em português (sempre que encontramos um livro-guia do local em Português, compramos) e fomos nos guiando, além de ler as placas em inglês. Fácil!
Para voltar, andamos um pouco (uns 2 KM ) até a estrada e ficamos num ponto de ônibus ( de ½ em ½ hora passa ônibus para Kusadasi). Fomos para a Praia: Ladies Beach . A praia possui uma orla cheia de hotéis, bares e restaurantes. Comemos peixe frito como tira-gosto. Ficamos até a noite , nestas cidades nunca têm transporte saindo do mesmo dia. Dormimos lá em Kusadasi, hotel Panorama (em frente ao mar).
Islamismo:
Turquia é o pais mulçumano mais ocidentalizado.
Quase 100% das pessoas se declaram mulçumanas (em 11.000.000, 68.000 se dizem Cristãos- dado de 2005)
Aparentemente o Islamismo aqui não é rígido, vimos costumes bem ocidentais. Mulheres com vestidos bem colados e finos, mas de rosto coberto. Outras somente cobrindo o cabelo com o rosto descoberto.
O sentimento é que parece um pouco com o catolicismo no Brasil: muitos se dizem católicos mas poucos praticam
Convivemos no hotel com algumas mulçumanas.As vezes usavam véu para sair,outras vezes não. Colocavam músicas e dançavam, cantavam, e usavam muita internet= muito alegres. As mulheres em sua grande maioria ficam durante o dia nas portas das casas sentadas conversando ( no interior, que nem no interior da Bahia).
Ramadan
a. Hora em que é realizado o EZAN= uma espécie de canto ( parece um mantra) O objetivo é chamar as pessoas para fazerem preces para Alah. Acontece 5 vezes durante o dia. Começa por volta das 5 da matina: é uma barulheira pois as mesquitas todas tem vários auto-falantes virados para fora. No interior vimos pessoas (mulheres bem velhinhas pararem e pareciam rezando ou orando. Mas a maioria segue seu caminho. As mulçumanas do hotel , p/ex., durante o Ramadan ,riam outra se maquiavam e outras dançavam. Procurei observar detalhes porque é tudo muito novo e queria entender como funciona: são só impressões.
Em Kusadasi foi o local em que vimos menos mesquitas (nas outras cidades você sempre via muitas torres: todas tem duas ou uma torre enorme. Caminhamos o dia inteiro em Kusadasi e não vimos nem uma, e pela primeira vez não ouvimos o ramadan. Claro que devem existir mesquitas, mas em menor número.
Curioso é que eles não bebem, mas fumam, fumam e fumam. Pior que no resto da Europa.