11/04/2009 - 6o dia na Turquia - Pamukkale

Para chegar à Pamukalle (ou Castelo de algodão) pegamos o ônibus em Gorëme, porém o ônibus não entra na cidade , nos deixou na estrada (6 da matina- aqui na Europa ou Asia menor – onde estamos - esse horário é muito, muito cedo) .Uma Van viria nos buscar( que se atrasou um pouco). Ficamos nós e os gringos cheios de mochilas no meio do nada esperando a Van, que rapidinho chegou.
Contratamos um tour para conhecer o lugar, já que não tínhamos muito tempo. O Hotel cobrou 150 liras (75 euros), com a negociação Luis conseguiu baixar para 110 liras (55 euros)> Aqui na Turquia tudo é negociável.. Você não pode aceitar primeira oferta, sempre perguntamos: qual é o menor preço? É muito engraçado.. . até eu que não suporto pechinchar aprendi: ontem consegui comprar uma mala que tinha visto em Istambul por 150 liras, aqui no interior o cara queira 95 liras. Comprei por 45 liras, é mole?.
Tomamos café na Rua – no hotel era 7 por pessoa- (compramos pão, manteiga, queijo e iogurte, sentamos num bar e pedimos café saiu tudo por 9liras para três.)
O desejo de vir para a Turquia nasceu quando recebi pela Internet um arquivo com fotos de Pamukkale: Piscinas em formato de conchas, brancas como neve e com água quente rolando entre elas e as pessoas tomando banho. Bem o tempo e a quantidade de turistas acabaram meu sonho. Realmente é lindo, formato de conchas, cor de algodão (Pamukkale=castelo de algodão) agora tomar banho necas: o máximo que podíamos no aproximar foi um local que fica atrás deste , menos, bonito onde podíamos andar pelos algodoes e as poças de água. Há muitos resorts que canalizam água quente para suas dependências o que também deve ter influenciado na mudança dos cenários.. Entrada do parque= 20 liras (não pagamos pois estava incluso no pacote do tour).
Por outro lado, tivemos uma surpresa: Pamukkale era uma famosa cidade da antiguidade chamada Hierápolis e suas ruínas estão muito bem conservadas. O Tour terminou às 15 h com um almoço num Buffet com direito a diversas comidas típicas da Turquia. Voltamos para o hotel e pegamos às 16:30, a Van para a estação de ônibus e fomos para Kusadasi( cedilha no “s”) para visitarmos Ephesus que é considerada o mais bem conservado sitio histórico da Ásia menor.- 3h de viagem.

Comentários

  1. Oi Neide, de novo deixei um comn em uma das paginas..........como ja falei a sua viagem esta maravilhosa.estou amando.........e continuo com saudades........amei o htl nas cavernas!!!!chiquerressimo!!!beijos para o cunhadinho!!!!
    E vce vai para Santorini??????eu garanto que vale a pena, vce nunca mais vai esquecer!!!!!
    beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mana,
    Nao tinha visto esse post. O hoel era frioooo que s'o! olha nao vai dar apr ir a Santorini, infelizmente. O negocio aqui na grecia e mais embaixo, explico no port Grego. Bje saudades...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Amigo: Se você achou o BLOG útil, se quiser mandar um alô ou informar algo, agradeço seu comentário: