VERSAILLES - 13/04

Neste dia fomos cedo à Versailles. Além do Metro Paris dispõe de uma rede de trens urbanos chamada RER. Procuramos o RER linha C-5, sentido Versailles Rive Gouche na estação Camps Mars - Torre Eifel. É uma cidadezinha nos arredores de Paris. O caminho já é uma atração, cheio de lindas casas. Chegamos a arquitetura lindíssima toda similar (lembrou-me o que já vi em filmes passados em Londres, com aqueles telhados característicos)
Para visitar o palácio uma fila enorme para comprar os tickets. Em dado momento fiz Luis sair da fila, pois pensei que uns guichês que tinham e estavam vazios vendiam, só que não vendiam, tivemos que voltar ao início da imensa fila (Luis quase me deu uma surra!). Não suporto filas!!!!
De todas as atrações de Paris foi a que mais gostei. Imagine o máximo do luxo. Cada aposento cada sala, cada corredor.Os aposentos reais. Predomina o azul e o dourado. Achei interessante o quarto da ‘Reina’ (rainha) e do ‘Roi’ (rei). Tem uma grade na frente da cama (pequena!), era onde os nobres viam o Roi tirar a virgindade da rainha ou a rainha parir, é mole!? Cada móvel, cada pintura, cada objeto! Sem dúvida o auge na Monarquia (junto com a Inglaterra) foi a França! Tem um salão “DOS ESPELHOS”, Fantástic! Cheio de lustres maravilhosos... Luminárias douradas e espelhos, espelhos... Vimos também quadros com a genealogia (que povinho feio!!).

Resumo:
- trem (2,60 euros) por pessoa, por percurso.
- entrada: (13,50 por pessoa, ou 20,00 por pessoa bilhete casado para palácios anexos)
Minha percepção : D E S L U M B R A N T E !! Nunca tinha visto nada tão luxuoso!

Comentários