VALE DE LOIRE - VILA BLOIS! - 14/04

Acordamos cedo e fomos a Gare Montparnasse (Gare é uma estação com todosos tipos de transportes: Ônibus, trem e Metro. Perguntando a um e outro descobrimos onde comprar ticktes para o Vale de Loire ( o povo Francês é maravilhoso para dar informações, ficamos até com vergonha de perguntar pois enquanto não conseguem dar a informação, não sossegam!)

Enfim, o trem de Montparnasse iria demorar tomamos ônibus para Austritz que sairia às 9 21. Resumo: chegamos 9:15, conseguimos comprar o ticket e tomar o trem (muito graças a solidariedade do povo Francês)

O trem passa por lugares maravilhoso no campo, arredores de Paris) finalmente chegamos ao Vale de Loire a vigem dura 1:30. Trata-se de um vale do Rio Loire onde os Reis e nobreza passavam ferias de verão (férias de que mesmo?). Blois é a principal cidadezinha da região. Enfim só o que vimos nas informações contamos 20 Chateous (Palácios e castelos) cada um mais lindo que outro. Descobrimos que um dia era pouco para visitar todos os castelos. Pois os ônibus vão e só voltam tarde, assim você fica a tarde toda em um castelo. Decidimos visitar o CHAMBORD e BLOIS (7,50 por pessoa em cada) Não achei os castelos muito luxuosos, mas muito lindos e arquitetura perfeita mistura de medieval com clássico (gótico, parte clássico e outra esqueci) enfim, não tinha os móveis como originalmente e sim alguns. Mas vale muito a pena. Me senti na Távola Redonda. Para visitar 3 castelos, 17 euros.

Blois é linda, sentimos que precisávamos de dois dias. Dormir naquela cidade totalmente medieval deve ser muito legal. Mais fria que Paris, porém nos sentimos muito bem. Ladeiras pra todo canto, arquitetura harmônica, totalmente medieval.

Almoçamos em uma Taverna:
Pedimos o prato do dia: 22 euros o total.

- Saut´de Porc à la Provencale. Pra nossa surpresa uma porção enorme de macarrão com um molho bem concentrado com pedaços de carne de porco: deliciosamente delicioso. Eu nem agüentei comer tudo apesar de delicioso. o Vinho também maravilhoso um Bordeux - 12 euros. O cafezinho era incluso.
Em Blois tem um office de Tourism muito bom. Visitamos um hotel muito legal. Chamado Hotel de France de Guise (www.franceetguise.com), muito charmoso (49 por casal).

Passagem para Blois 46,60 euros, ônibus para o castelo, 8 euros por pessoa ida e volta.

Comentários