MADRID- 21 a 24/04- ai que saudade eu tenho da Bahia....

Mais de 15, 16 dias viajando, começa a cansar, imagine que no total já temos 19 dias. Mas, vamos lá. Madrid é uma cidade que, na nossa percepção e guardando as devidas proporções, tal qual Paris ela é a própria atração. E param por ai as comparações.
1) É uma cidade animadissima. As pessoas viram a noite na farra. Qualquer hora da noite há pessoas nas ruas.
2) há , aparentemente, uma maior liberalização de comportamentos (assim como Barcelona) na vestimenta, relação homem mulher etc e etc.
3) a arquitetura é fantástica, grandiosa e bem cuidada.

Chamou-nos atenção o fato de haver muitos idosos e o fato de vê-los divertindo-se junto com os demais em Pubs, marisquerias, restaurantes,cafés etc. Até durante o dia estavam nos locais onde as pessoas comem tira- gostos e bebem o chopp, numa boa junto com os mais jovens, achei interessante.

CASAS PARA COMER TAPAS E BOCADILLOS e outras coisitas mais...

Em Madrid tem uns locais onde as pessoas frequentam para beber e comer um tira-gosto rapidamente.
1) Voce pede um vinho, um chopp ou uma sangria e imediatamente eles colocam uma tapa (uma ración, ou seja uma pequena quantidade de vários tipos de tira-gostos: pimentão empanado em tiras, pasteizinhos, chouriços -hummmmm-, salsichinhas fritas etc.) não se paga, acompanha a bebida.
2) os Bocadillos são sandwiches com embutidos (quando falo em embutidos refiro-me a algo que que difere do sabor do Brasil: os salames, chouriços, presuntos ibéricos simplesmente dignos de hummmmm) enfim, enfiam aquele recheio enorme no pão e claro comemos!!

Abaixo os famosos presuntos (o ibérico é o melhor).


3) tem dois tipos de preços: em pé e nas mesas
4) Um dos pratos típicos é os calhos ( uma espécie de ensopado de bucho de porco com chouriço) não gostamos muito. (5,60 euros)

Visitas:

1) Malasana e Chueca (este último reduto gay).
2) Palacio real
3) Museu Thyssen-Bornemisza
4) Plaza Mayor
5) Porta del Sol
6) Plaza da Opera e teatro da òpera

Andávamos por toda a cidade o dia inteiro parávamos e entravamos num destes locais que falei. Quase não sobrava estômago para aloçar, mas enfim, comíamos .Mas preferíamos comer mesmo era nesses locais.

Fizemos compras.

Impressões gerais:
Ao lado oPalácio Real (o Rei Juan e Rainha Silvia não moram aí e sim nas cercanias de Madrid)
Madrid é uma cidade muito grande. Muitos imigrantes. Durante o dia passavamos por sex-shops no centro e víamos muitas moças com cara de humildes, imigrantes, creio que muitas brasileiras. Lisboa e Madrid foram os únicos lugares que vimos poucas, mas alguma referência à violência. Pareceu-nos mais pobres. Muito pedintes em todos lugares (menos crianças).

Muito animada tanto durante o dia como à noite. Menos turistas que as demais cidades.
Foi a cidade que estava mais quente. Clima maravilhoso, nestes dias

Metrô organizado.
Junto com Lisboa as cidades mais baratas.

No penúltimo dia fomos ao Pilar. Um bairro de classe média. Atravessamos a cidade (uns 50 minutos de ônibus) até este bairro. Vimos a vida das pessoas no seu dia a dia. O bairro aparentava uma qualidade de vida impressionante: ruas arborizadas, área de lazer pública com piscina, cento cultural, etc etc. O Shopping enorme. Uma escola também muito grande. Os prédios muito arrumados .

Última comidagem.

Neste dia queríamos comer uma paella num restaurante maravilhoso chamado La Paella Real (ao lado da pç da Ópera) Só que fechava cedo às 21h. Resultado, fomos comer no restaurante especialista em comida das Astúrias (um principado castelhano que pertence a Espanha) Comemos um Gambas a la pllancha con ajillo(camarão ): que surpresa: um camarão quase cru com sal grosso por cima, eram enormes , mas não tinham lá muito gosto (24 euros). Depios pedimos um Colmenilla a la pllancha Eram cogumelos enormes recheados com chouriço passado no azeite de oliva (16 euros) e um vinho espanhol muito bom(14 euros). Mas na verdade a comida não era muito gostosa, mas nos divertimos muito ríamos o tempo todo.

Comentários

  1. Parabéns pela viagem e gostei da iniciativa do diário. Irei praticar nas próximas. - Ana Riani

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Amigo: Se você achou o BLOG útil, se quiser mandar um alô ou informar algo, agradeço seu comentário: