BARCELONA - 19/04 (GAUDI)

Gaudi foi um arquiteto que patrocinado pelo seu mecenas Güell é um dos maiores ícones do modernismo na Espanha. Dedicamos 2 dias para visitar suas obras. Neste dia:

1) Igraja Sagrada Famìlia. Será a maior igreja do mundo, quando ficar pronta. Desde 1882 ela foi iniciada, parou na época da guerra civil (1936) , retomou em 1940 e continua ainda hoje. É um projeto super arrojado e esta prevista o final em 2084. É de embasbacar! Altíssima, clara, toda em pedras nobres: granito, cristal etc.. a maior torre que representará Jesus terá 170 metros, serão 18 torres. Enfim é megalomaníaco e traduz a genialidade deste mestre.

2) Parque Güell é um parque de uma cidade, cheio de árvores o que o diferencia são as obras de Gaudi. Os muros, todos com seu estilo meio arredondado e a parte de cima recoberto de ladrilhos picados (pensava que Bel borba tinha sido original no uso deste material, porém descobri que se inspirou em Gaudi que o utiliza em quase todas suas obras). Os bancos do parque são tão originais (o que poderia ser original num banco? Mas ai reside sua genialidade. Tudo ela faz de forma especial e diferente. Pensei que tinha visto tudo, porém quando desci da praça que tem estes bancos veio a surpresa: um praça abaixo desta toda cheia de colunas espetaculares que terminavam num teto recoberto de azulejos picados numa formado ondulado e super genial!! O homem era fogo!!

Neste dia visitamos além das obras de Gaudi, acima, o porto de Barcelona(Porto Vell), moderno, pier imenso todo flutuante e termina numa imensa área de lazer com bares, restaurantes e shopping.

Comentários