Meteora, Grécia

Hoje , 11 de maio, chegamos a uma linda cidade da Tessália, Grécia, chamada Kalabaka. Resolvemos incluí-la no roteiro por ficar próxima de Salônica,( Tessaloniki), apesar de um pouco contra-mão.  A grande atração de kalabaka são mosteiros construídos em rochas de até 600 m de altura. Trata-se de uma localidade denominada Meteora, localizado no povoado de  Katraki.  A paixão pelo local começou já na estrada, cenário de montanhas  digno de filme ! que vegetação rica, agricultura forte , clima fresco, rios..  clima bem diferente das ilhas e da região de Athenas.
Como chegamos:

  1. Compramos  o bilhete para kalabaka na estação de trens Larissa  de Atenas ( não tenham expectativas com ela é meio abandonada e mal tem um banheiro e um café , mas é bastante útil) . O trem não é uma maravilha mas é bom e vai parando ao longo do caminho. Se você como eu não gosta de sentar naquelas cadeiras que você fica de frente a outra pessoa, observe isto na hora de comprar. 
  2. O trem não vai direto, após 3:20 min tivemos que descer  em Palaeofarsalos, passar para a plataforma 2 e esperamos 20 min para o outro trem chegar. Existe um horário direto, 8:27. A  a viagem até kalabaka durou 50 min. Tivemos  que perguntar o tempo todo: kalabaka? Uma vez que ninguém falava inglês e as placas eram em Grego 😡 Há possibilidade de comprar o ticket do trem on-lineno site http://www.trainose.gr/en/ticket-purchase/.
  3. Chegando na estação você já avista os rochedos de Meteora!!😁😁 pegamos um táxi que cobrou 5 euros e andou 3 minutos ou menos.
  4. Para visitar Meteora fomos para a praça que tem uma fonte luminosa ( próxima a estação de ônibus) passa de meia em meia hora até as 10:30. Pegamos o de 9:00 (  é o primeiro, haja correria) os monastérios tem programação de abertura nem todos abrem todos os dias . São 5  ao total. O ônibus vai passando nos mosteiros abertos , você define onde ficará e depois retorna recolhendo quem estiver no ponto. Ficamos no primeiro e o maior de Meteora. 
  5. Para nossa sorte era maravilhoso, o da Transfiguração ou Metamophosis.  Que lugar lindo !! Completamente medieval, possui uma exposição de utensílios da época, um museu. Muitos objetos antigos da igreja Ortodoxa. Impressionante é a beleza da igreja do monastério, afrescos contam a perseguição dos primeiros apóstolos , deslumbrante essa igreja. Fomos andando para o segundo, estava fechado. O terceiro que fomos foi o Rosseanou. É um Monastério feminino e é bem pequeno , lindo, cheio de flores.
  6. Não esperamos o ônibus, resolvemos fazer a trilha a pé. No total andamos 1 h . Que experiência maravilhosa, a natureza é vigorosa, o vento as pedras , as flores e os pássaros, emolduram os monastérios cheios de histórias e mistérios...




















































Comentários