Plitvice , Croácia

Quem acompanha os custos, atualização hoje!

29/04, 06:45 min. Acordamos 5h. O dia já estava clareando e está imensamente lindo. Como fazemos diariamente, juntos agradecemos mais uma benção recebida. Corremos para fazer café ( eu, né?) os sanduíches já estavam prontos , agora só tomar café e fazer os ajustes de malas para 6 h estarmos prontos , pois a dona do chalé nos levaria ao terminal de ônibus. E assim , estamos nós em direção à Liubiliana para pegarmos o trem às 8:37 para Zagreb e de lá um ônibus para um dos lugares mais esperados da viagem: o parque Piltivce, patrimônio da Croácia e da Humanidade. A cidade de Bled amanheceu deslumbrante, nem de longe lembrava aquela de cor cinza... mas agradecemos por toda a beleza que Deus nos proporcionou. E mais a disponibilidade de seu povo , imagine transporte não estava no pacote do hotel,  acordar antes da 6 para levar hóspedes no terminal de ônibus nm frrrio 😄😄❤️❤️Ficamos apaixonados!

Chegamos agora (14 h ) à Plitivce. Estamos literalmente dentro do mato. Uma vilinha chamada Jezerka, no bairro Jezrece. Só tem um restaurante. Estamos almoçando. As opções são: pizza , massa ou hambúrguer.  O lugar é simplesmente lindo.. estamos imersos no mato😁 Não tem rodoviária e o ônibus para no meio da estrada e não há ninguém, além de motoristas, àvidos por suas kunas, para te dar orientação... de onde o ônibus deixou-nos até o local da pousada são uns 3 min , cobrou 25 reais.
Amanhã teremos que sair cedo para começar o passeio no parque que começa às 8 h. A vista do restaurante é linda! Pena que do IPhone não consigo transferir fotos para o blogger( tenho q passar para o Notebook  e aí sim transferir para o blog!! )Até amanhã com  o Parque Plitvice , patrimônio da humanidade e da Croacia!

Pela manhã, fomos ao mercado ás 7:30, como abre as 8:00, ficamos lá esperando abrir. Compramos itens de café e voltamos à pousada para fazer o café (encontramos lá o dono da pousada comprando as mesmas coisas que nós (só pagaríamos 20 euros e no mercado três vezes menos!). A cozinha é uma graça e bem equipada, só não tem máquina de café, mas sem problemas compramos uma mini cafeteria na Eslóvenia que está sendo super útil!Após o café chamamos o dono para nos evar no parque.

O passeio começa com a compra do Tiket. No nosso caso escolhemos o Entrada 2 (por ser mais próxima da pousada) mas tem três Entradas. O Ticket foi 105,94 reais para dois( o dinheiro mais bem pago da viagem💝). Começamos nossa viagem ás 11:00.



Já sabia que era lindo, há algum tempo venho namorando com Plitivce. O que me surpreendeu foi

A organização e facilidade de fazer as trilhas. O dia estava maravilhoso. Gente de todo planeta. Cada tribo diferente que muitos não se continham e riam muito (não agradável isto, mas, alguns japoneses
de máscaras, algumas tomando o rosto todo, arrancaram risos dos mais jovens. Mas enfim, muito asiático, mas no geral do planeta. E muita gente, muita gente...  Mesmo antes de entrarmos no parque

já sentimos a mão poderosa do Deus soberano que tudo criou. As árvores grandes demais, a câmera do celular não alcança tira-las inteiras.
A preservação do local e o repeito dos visitantes é espetacular. você não vê nem um tipo de sujeira, e não tem nenhuma forma de vigilância , tipo guardas etc.






O verde turquesa é simplesmente lindo. E , apesar de andarmos por 4 horas seguidamente, não se sente absolutamente nenhum cansaço (ao menos no percurso) e tinha pessoas de todas as idades de bebês recém-nascidos a idosos, cadeirantes etc.. impressionante!
A água é de uma transparência que dá vontade de mergulhar. Luis dizia toda hora, se fosse no Brasil estava cheio de gente tomando banho.. Mas ainda bem que as pessoas dte país entendem que essa beleza pertence ao planeta.


A cada esquina, a cada momento uma surpresa e água por todo lado (nem dá pra tirar foto de tudo..)




Essa foi uma seleção da primeira parte da caminhada. A partir deste momento pegamos um barco e atravessamos um lago durante uns 20 minutos e depois continua a saga de um dos parque mais lindos do mundo!





Comentários